quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ENERGIA E VIDA - Use com Consciência

CEMIG

nas escolas





JUSTIFICATIVA


A busca pela qualidade de vida nos remete á necessidade de o ser humano assumir uma postura de conhecimento de novas maneiras de uso e consumo da energia elétrica frente á uma postura inovadora de mudanças de hábitos e atitudes, que consequentemente nos levará a combater o desperdício, contribuir para aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais.
Conscientes de nossa missão enquanto educadores, temos por base trabalhar com o projeto levando informações que proporcionen conhecimentos aos nossos alunos, para que a mudança possa acontecer resultado em benefícios positivos e concretos dentro do uso e economia da energia elétrica, contribuindo com o meio em que vivemos, levando-nos a exercer a verdadeira cidadania.

OBJETIVO GERAL

Conscientização e mobilizar a sociedade quanto á mudanças de atitudes sobre o uso correto e econômico da energia, visando o bem estar das próximas gerações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Implantar o projeto na escola, promovendo a integração com comunidade;
  • Desenvolver com nossos alunos atividades que ajudem a conscientizar a framília quanto á necessidade de economizar energia elétrica artavés do consumo adequado;
  • Reduzir o desperdício de água e energia elétrica;
  • Orientar quanto aos perigos existentes dentro e fora das residências com relação á rede elétrica;
  • Contribuir decisivamente para minimizar os impactos ambientais;
  • Realizar trabalhos educativos com o material que será enviado ás escolas.

METODOLOGIA

  • Prmover palestras, debates, vídeos para sensibilizar os alunos;
  • Pesquisar como a energia é utilizada na casa de cada um;
  • Apresentar á comunidade escolar, teatros realizados pelos alunos sobre a economia de energia;
  • Divulgar através de foldens, cartazes, panfletos, passeatas, dicas necessárias aos bom uso da energia, evitando desperdício;
  • Formar parcerias com as entidades do município (asilo, APAE, Grupo REnascer, etc.);
  • Estudar e analisar dados da conta de energia, visando a diminuição dos gastos;
  • Usar o projeto de forma interdisciplinar;
  • Criar paródias, danças, poemas, ginacanas sobre o tema;
  • Elaborar cartilha conscientizando sobre o uso racional de água e energia.

CRONOGRAMA

INÍCIO - FEVEREIRO/2011
CULMINÂNCIA - OUTUBRO/2011

AVALIAÇÃO
Durante e após a execução do projeto.



Por que sapos?

Está sempre em evolução, pois só salta para frente!

Sapos são animais admiráveis. Primeiro porque não fazem mal a ninguém, são incapazes de perturbar as pessoas.
O sapo é independente. Não tem a obrigação de bajular ninguém nem de agradar e fazer cara de feliz para ganhar carinho.
O sapo se alimenta de insetos asquerosos que ninguém gosta. Isso conta muito a seu favor.
Se você não mexer com ele, ele não mexe com você. Aliás, nunca ouvi falar de um sapo que implicasse com uma pessoa.
É um animal super na dele. Fica lá, paradão.
É um ótimo inquilino. Se um sapo se alojar no seu quintal ou jardim, ele vai ocupar um espaço mínimo, onde ninguém mexe. Não vai estragar suas plantas nem fuçar nada. Ele vai sair de noite, comer, e voltar. Você nem nota a presença do bicho.
O sapo tem personalidade forte. Já dizia a música: Ele não lava o pé porque não quer. Mora na Lagoa, mas não quer. E não lava. E o que o resto do mundo tem com isso? Nada. Ele não quer, então não lava.
Quando os sapos são personagens de historinhas, ou desenhos animados, ou de séries, eles sempre roubam a cena. Ou são os mais engraçados, ou os mais sábios ou mais fofos. É só lembrar do Muppet Caco. Ou do michigan J. Frog (aquele que sai dançando da caixa e quando seu dono chama alguém ele se faz de morto). Não são ótimos atores?






















Nenhum comentário:

Postar um comentário