terça-feira, 9 de novembro de 2010

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL URUCÂNIA E CARDOSOS



CRECHE LAR ESCOLA VOVÓ TANINHA

&

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARDOSOS

DONA BARATINHA E DOM RATÃO: A VIDA DEPOIS DO CASAMENTO

Autora: Giana Barbosa Braga

N. Como todo mundo sabe, Dona Baratinha e Dom Ratão resolveram se casar. Foi uma festa linda, muitos convidados foram a festa. Depois do casamento, Dom Ratão foi morar na casa de Dona Baratinha. A casa de Dona Baratinha era linda, sempre limpinha e arrumada, porque a Dona Baratinha vivia limpando tudo. Vocês vão saber agora o que aconteceu depois que Dom Ratão foi morar na casa da Dona Baratinha.

*Entra Dom Ratão, cantando e jogando papéis pelo chão. Ele resolve brincar. Espalha os brinquedos pelo chão, mas logo muda de idéia. Resolve então ler historinhas. Espalha os livros pelo chão, mas também muda de idéia.

(Ele sai de cena. Logo depois aparece a Dona Baratinha.Ela vê a bagunça e leva um grande susto).

DB_ Ufa, Dom Ratão faz muita sujeira.Já cansei de pedir pra ele não fazer bagunça. Brinquedos espalhados pelo chão, os livrinhos de história estão todos fora do lugar. Quanta bagunça!!!! Dom Ratão! Dom Ratão!!! Venha já aqui!!!!!!!

DR_ O que foi??? Já estou indo. Ele entra, jogando um papel no chão...

DB_ Onde você estava?

DR_ Eu estava na cozinha, vigiando a panela de feijão. Adoooooro uma feijoada!!!!

DB_ Cuidado,não fique perto do fogão que é perigoso.Lembra que você se queimou todo?

DR_ Nem me lembre......

DB_ Outra vez, você fez a maior sujeira na nossa casa.Brinquedos espalhados pelo chão, livros dei história...Assim não dá...E, falando nisso, percebi que você nunca lava as mãos antes de comer, nem escova os dentes...Isso está errado!!!!

DR_ Desculpe, prometo que não faço isto mais..

DB_ Está certo, agora pegue dinheiro na caixinha e compre uma folha de papel vermelho, duas folhas de papel azul e três folhas de papel amarelo...Não demore...

*Ele pega o dinheiro e sai cantando...Enquanto isto,ela atende o telefone.

DB_ Oi...Hãn? Hein? Que bom!!Vocês virão nos visitar??? Que coisa boa!!!!

*Aparece Dom Ratão, com cinco folhas de papel branco.Ele entrega para Dona Baratinha.

DB_ O quê é isto???

DR_ São as folhas que você pediu!!!

DB_ Eu sabia!!!! É por isso que pedi a você que fosse comprar estas folhas.Você já esqueceu?Esta é a folha vermelha, esta é a folha azul e esta é a folha amarela....Você não pode se esquecer.Agora que você já aprendeu, vá logo se arrumar, que nós recebermos visitas..O pato, o macaco, o gato e o bode virão nos visitar.Eles estão com uma surpresa pra você..

DR_ Obaaaaa! Eu adoro presente!!!!

*Toca a campainha e Dom Ratão corre para abrir.Entram o pato, o macaco, o gato e o bode. Ele uma caixa enorme.

DR_ Entrem amigos, que bom vê-los! O que vocês trazem de presente para mim???

M_ Esta é uma caixa mágica, Dom Ratão,você vai adorar o que tem aí dentro!!!!

*Dom Ratão, logo abre a caixa e dentro dela, ele encontra letras e números...

DR_ Mas, o que é isso?

M_ Você sabe o que é um alfabeto?

DR_ Não...

M_ Você conhece os números, Dom Ratão???

DR_ Também não..

M_ Pois então já é hora de você conhecer. Com estas letrinhas você pode formar todos os nomes que você quiser..Olha só...

*Cada animal tira da caixa uma faixa com o seu nome.

DR_ Nossa, que legal....

M_ E com os números você vai aprender a contar todos os objetos, todos os brinquedos e até o dinheiro da Dona Baratinha.

DR_ Obaaaa...

M_ Então vamos lá, Dom Ratão....

*Dom Ratão e o macaco começam a falar as letras do alfabeto e depois todos os números.Os outros bichos também ajudam...Enquanto isto, Dona Baratinha continua limpando a casa.Depois que eles acabam, Dom Ratão, diz...

DR_ Ai, como estou cansado e com fome...Acho que temos uma feijoada deliciosa.vamos todos pra cozinha???

*Todos os bichos ficam felizes com a notícia,saem correndo deixando tudo espalhado pelo chão.Dona Baratinha fica brava e chama todos eles

DB_ Já brincaram com o alfabeto, com os números, já formaram palavrinhas e agora querem sair correndo..Será que não está faltando alguma coisa, antes da feijoada pessoal?

* Todos ficam envergonhados e Dom Ratão diz:

_È mesmo, depois que brincamos com o alfabeto e os números, depois que formamos muitas palavrinhas, temos que guardar tudo de novo, não podemos deixar nada espalhado pelo chão.Todos nós temos que ajudar a deixar tudo limpinho e bem cuidado, pessoal.

DB_ E antes de saborear a feijoada, hein, Dom Ratão?

DR_ Já sei, lavar as mãos!!!

DB_ E depois de comer, hein Dom Ratão???

DR_ Escovar os dentes.

M_ Nossa, mas esta Dona Baratinha sabe tudo mesmo, hein...Quando voltarmos pra floresta vou contar pra todo mundo, que ela gosta de tudo bem limpinho.E nós também, vamos fazer como ela faz:brincar com as letras e números, não jogar papel no chão, guardar todos os brinquedos, lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes depois das refeições....

*As cortinas se fecham e todos saem felizes para saborear a feijoada.

CRECHE LAR ESCOLA VOVÓ TANINHA

&

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARDOSOS

(Um conto de fadas diferente...)

Chapeuzinho Vermelho,

o lobo Mau

e a dor de dente.



Trabalhando Higiene Bucal na Educação Infantil

Adaptação: Giana Barbosa Braga

N_ Todos os dias era a mesma coisa...

Quando a Chapeuzinho Vermelho saía para passear na floresta, era perseguida pelo Lobo Mau que vinha roubar a cesta de doces da vovó.

Mas, um dia, a Chapeuzinho andou, andou, andou e não encontrou o Lobo Mau. Quando estava chegando perto da casa da vovó, ela ouviu alguém que chorava e gritava muito.

(Aparece o Lobo Mau, rolando no chão e gritando de tanta dor)

LB_ Ai,ai,ai...Socorro, meus dentes estão doendo!!!!!!

CV_ O que foi seu Lobo Mau?Porque chora tanto?

LB_ Meus dentes estão doendo muito...Ai! Ai! Ai! Socorro!

CV_ Ah, seu Lobo Mau! Viu só?! A culpa é sua,quem manda ficar por aí só roubando cestas de doce?!

LB_Ahn? O quê?

CV_ Mas é claro!!!!!!!Então você não sabia?

Quem come muitos doces, chupa muitos chicletes e balas, toma muitos refrigerantes, não escova os dentes e não usa fio dental, vai ficar com dor de dentes mesmo...

LB_ Ah, Chapeuzinho, agora eu aprendi!!!Não vou comer muitos doces, vou escovar os dentes e vou usar fio dental.Mas, agora,por favor, ajude-me!!!!!!

(Chapeuzinho Vermelho traz instrumental de dentista e faz o “tratamento” dos dentes de Lobo Mau. Ao final, o Lobo Mau ganha uma grande escova de dentes, confeccionada com cabo de vassoura e uma placa de isopor)

Obs.: A história pode ser contada ou encenada, de acordo com a faixa etária das crianças e os recursos disponíveis.

Giana Barbosa Braga Supervisora Pedagógica




CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL






CRECHE LAR ESCOLA VOVÓ TANINHA

&

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARDOSOS

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE PORTFÓLIO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora : Giana Barbosa Braga

Pedagoga: Centro Municipal de Educação Infantil de Cardosos

Creche Lar Escola Vovó Taninha

Educador, este roteiro para elaboração do porfólio das crianças tem como embasamento principal as orientações contidas no atual Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil.Seu objetivo é adequar nossa rotina pedagógica à nova identidade proposta para a Educação Infantil.Norteando permanentemente nosso trabalho pedagógico com conteúdos tais como contos de fadas e cores, buscamos uma abordagem interdisciplinar para trabalhar com os conteúdos básicos da Educação Infantil.O roteiro é adotado pela CRECHE LAR ESCOLA VOVÓ TANINHA e pelo CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARDOSOS.De acordo com a faixa etária da criança, esta trabalhará com uma escala mensal de cores ou contos de fadas.Estes elementos serão os temas geradores dos conteúdos específicos do planejamento pedagógico das duas instituições acima citadas.

Giana Barbosa Braga

Supervisora Pedagógica

AÇÕES INICIAIS...

_Escolha do nome para a turma;

_ confecção dos cartazes e painéis de monitoramento.

CONFECÇÃO DO PORTFÓLIO DA CRIANÇA

1ª Parte

_ Orientações comuns para todas as turmas:

_Atividades sobre Identidade e reconhecimento da creche como espaço de convivência;

_elaboração da missão individual, missão da turma, adequando esta atividade à faixa etária da criança (elaboração textual ou imagética), de acordo com a etapa;

_ arquivamento das fichas de monitoramento.

2ª Parte (específica para cada turma)

0-3 anos

Roteiro “Um Mundo colorido o ano inteiro”

PORTFÓLIOS 0-03 ANOS

“UM MUNDO COLORIDO O ANO INTEIRO”


ESCALA DE CORES PRIORIZADAS PARA O PORTFÓLIO

“UM MUNDO COLORIDO O ANO INTEIRO”

MÊS

COR PRIORIZADA

ABRIL

BRANCO

MAIO

VERMELHO

JUNHO

PRETO

JULHO

VERDE

AGOSTO

REVISÃO GERAL

SETEMBRO

AMARELO

OUTUBRO

AZUL

NOVEMBRO

ROSA

DEZEMBRO

REVISÃO GERAL

Orientações:

_enfeitar a sala com a cor priorizada: usar objetos, balões, papéis coloridos, etc;

_ para as atividades do portfólio, use papéis, retalhos de pano, tinta guache e objetos de diferentes texturas.

_ trabalhar, através das cores, assuntos e temas relativos ao planejamento da turma.

Retome sempre, através das cores de cada mês, temas de interesse para a faixa etária.


HIGIENE BUCAL

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E COOPERAÇÃO

O ENCANTO DAS HISTÓRIAS INFANTIS


LEITURA DE IMAGENS E ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA

HIGIENE E SAÚDE

IDENTIDADE E AUTONOMIA



EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2ª Parte (específica para cada turma)

4-5 anos

ERA UMA VEZ...

( Viajando pelos contos de fadas...)








História

Mês

O patinho feio

Março

Os Três Porquinhos

Abril

Dona Baratinha

Maio

A Bonequinha Preta

Junho

Chapeuzinho Vermelho

Agosto

Joãozinho e Maria

Setembro

João e o pé de feijão

Outubro

A Galinha Ruiva

A Cigarra e a Formiga

Novembro

Branca de Neve e os sete anões

Dezembro

INSTRUMENTOS E AÇÕES DE ROTINA

_montar o Painel de Desempenho e expor dados da turma;

_ monitorar a freqüência/socialização, expondo resultados no Painel de Desempenho;

_ monitorar o nível de satisfação da criança com atividades intra ou extra classe, com o uso semanal do +/∆;

_ diariamente, utilizar o Carômetro, para avaliar o grau de adaptação e interação da criança;

_ realizar a pesquisa de satisfação com as refeições, de acordo com a escala a ser feita.(Lembre-se de deixar que a criança vote);

_reservar diariamente alguns minutos para conversar com a turma, relembrando dados importantes como o nome do grupo, a missão que elaboraram, os combinados, etc.

Obs.: Cada turma ou período deverá adequar as atividades com cores ou contos de fadas, de acordo com a disponibilidade de materiais/recursos e com os interesses da turma.

Giana Barbosa Braga

Pedagoga Municipal