segunda-feira, 18 de outubro de 2010

AUTO-AVALIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO

GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS

Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Avaliação do projeto pedagógico

São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar?





X

2. Rendimento Escolar

A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria?



X



3. Freqüência Escolar

A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola?



X



4. Uso dos resultados de desempenho escolar

A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria?

X





5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola

São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem?



X



6. Transparência e divulgação dos resultados

São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino?



X



GESTÃO PARTICIPATIVA

Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola?



X



2. Avaliação Participação

Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria?


X




3. Atuação dos colegiados

Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola?


X




4. Integração escola-sociedade

São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos?

X





5. Comunicação e Informação

São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar?


X




6. Organização dos alunos

Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania?

X





GESTÃO PEDAGÓGICA

Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Proposta Curricular Contextualizada

A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea?




X


2. Monitoramento da Aprendizagem

São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar?



X



3. Inovação Pedagógica

São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes?


X




4. Inclusão com Equidade

São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais?

X





5. Planejamento da Prática Pedagógica

As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos?



X



6. Organização do Espaço e Tempo Escolares

São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos?



X



GESTÃO DE PESSOAS

Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Visão Compartilhada

É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações?



X



2. Desenvolvimento Profissional

São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico?




X


3. Clima Organizacional

São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário?



X



4. Avaliação de Desempenho

São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais?




X


5. Observância de Direitos e Deveres

São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos?


X




6. Valorização e Reconhecimento

São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino?



X



GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS

Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Documentação e Registros Escolares

São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino?



X



2. Utilização das Instalações

São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola?




X


3. Preservação do Patrimônio

São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos?



X



4. Integração Escola/Comunidade

È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens?


X




5. Captação de Recursos

São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola?



X



6. Gestão de Recursos Financeiros

São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade?

X





INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO

LAR ESCOLA VOVÓ TANINHA - URUCÂNIA

GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS

Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Avaliação do projeto pedagógico

São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar?



X


X

2. Rendimento Escolar

A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria?






3. Freqüência Escolar

A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola?




X


4. Uso dos resultados de desempenho escolar

A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria?






5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola

São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem?



X



6. Transparência e divulgação dos resultados

São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino?




X


GESTÃO PARTICIPATIVA

Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola?



X



2. Avaliação Participação

Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria?






3. Atuação dos colegiados

Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola?


X




4. Integração escola-sociedade

São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos?



X



5. Comunicação e Informação

São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar?




X


6. Organização dos alunos

Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania?






GESTÃO PEDAGÓGICA

Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Proposta Curricular Contextualizada

A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea?




X


2. Monitoramento da Aprendizagem

São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar?




X


3. Inovação Pedagógica

São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes?



X



4. Inclusão com Equidade

São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais?




X


5. Planejamento da Prática Pedagógica

As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos?




X


6. Organização do Espaço e Tempo Escolares

São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos?




X


GESTÃO DE PESSOAS

Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Visão Compartilhada

É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações?



X



2. Desenvolvimento Profissional

São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico?




X


3. Clima Organizacional

São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário?



X



4. Avaliação de Desempenho

São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais?

X





5. Observância de Direitos e Deveres

São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos?




X


6. Valorização e Reconhecimento

São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino?



X



GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS

Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Documentação e Registros Escolares

São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino?




X


2. Utilização das Instalações

São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola?




X


3. Preservação do Patrimônio

São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos?



X



4. Integração Escola/Comunidade

È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens?



X



5. Captação de Recursos

São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola?



X



6. Gestão de Recursos Financeiros

São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade?


X




INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO

GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS – CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA GERALDA SALGADO

Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Avaliação do projeto pedagógico

São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar?



X


X

2. Rendimento Escolar

A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria?






3. Freqüência Escolar

A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola?




X


4. Uso dos resultados de desempenho escolar

A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria?






5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola

São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem?




X


6. Transparência e divulgação dos resultados

São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino?





X

GESTÃO PARTICIPATIVA

Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola?




X


2. Avaliação Participação

Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria?




X


3. Atuação dos colegiados

Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola?






4. Integração escola-sociedade

São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos?




X


5. Comunicação e Informação

São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar?




X


6. Organização dos alunos

Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania?




X


GESTÃO PEDAGÓGICA

Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Proposta Curricular Contextualizada

A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea?




X


2. Monitoramento da Aprendizagem

São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar?





X

3. Inovação Pedagógica

São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes?





X

4. Inclusão com Equidade

São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais?





X

5. Planejamento da Prática Pedagógica

As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos?





X

6. Organização do Espaço e Tempo Escolares

São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos?





X

GESTÃO DE PESSOAS

Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Visão Compartilhada

É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações?




X


2. Desenvolvimento Profissional

São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico?




X


3. Clima Organizacional

São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário?



X



4. Avaliação de Desempenho

São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais?

X





5. Observância de Direitos e Deveres

São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos?


X




6. Valorização e Reconhecimento

São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino?



X



GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS

Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Documentação e Registros Escolares

São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino?





X

2. Utilização das Instalações

São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola?





X

3. Preservação do Patrimônio

São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos?





X

4. Integração Escola/Comunidade

È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens?

X





5. Captação de Recursos

São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola?



X



6. Gestão de Recursos Financeiros

São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade?





X

INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO

GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS

CEAC – Centro Educacional da Criança e do Adolescente

Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Avaliação do projeto pedagógico

São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar?



X



2. Rendimento Escolar

A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria?




X


3. Freqüência Escolar

A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola?




X


4. Uso dos resultados de desempenho escolar

A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria?






5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola

São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem?



X



6. Transparência e divulgação dos resultados

São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino?





X

GESTÃO PARTICIPATIVA

Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola?



X



2. Avaliação Participação

Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria?



X



3. Atuação dos colegiados

Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola?






4. Integração escola-sociedade

São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos?





X

5. Comunicação e Informação

São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar?





X

6. Organização dos alunos

Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania?





X

GESTÃO PEDAGÓGICA

Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Proposta Curricular Contextualizada

A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea?





X

2. Monitoramento da Aprendizagem

São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar?





X

3. Inovação Pedagógica

São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes?





X

4. Inclusão com Equidade

São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais?





X

5. Planejamento da Prática Pedagógica

As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos?





X

6. Organização do Espaço e Tempo Escolares

São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos?





X

GESTÃO DE PESSOAS

Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Visão Compartilhada

É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações?



X



2. Desenvolvimento Profissional

São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico?





X

3. Clima Organizacional

São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário?



X



4. Avaliação de Desempenho

São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais?

X





5. Observância de Direitos e Deveres

São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos?

X





6. Valorização e Reconhecimento

São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino?



X



GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS

Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Documentação e Registros Escolares

São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino?





X

2. Utilização das Instalações

São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola?





X

3. Preservação do Patrimônio

São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos?





X

4. Integração Escola/Comunidade

È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens?

X





5. Captação de Recursos

São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola?





X

6. Gestão de Recursos Financeiros

São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade?





X

INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO

GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS – CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CARDOSOS

Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Avaliação do projeto pedagógico

São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar?




X


2. Rendimento Escolar

A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria?






3. Freqüência Escolar

A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola?





X

4. Uso dos resultados de desempenho escolar

A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria?






5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola

São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem?



X



6. Transparência e divulgação dos resultados

São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino?




X


GESTÃO PARTICIPATIVA

Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola?




X


2. Avaliação Participação

Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria?




X


3. Atuação dos colegiados

Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola?






4. Integração escola-sociedade

São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos?




X


5. Comunicação e Informação

São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar?




X


6. Organização dos alunos

Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania?





X

GESTÃO PEDAGÓGICA

Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Proposta Curricular Contextualizada

A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea?





X

2. Monitoramento da Aprendizagem

São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar?




X


3. Inovação Pedagógica

São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes?





X

4. Inclusão com Equidade

São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais?



X



5. Planejamento da Prática Pedagógica

As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos?




X


6. Organização do Espaço e Tempo Escolares

São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos?




X


GESTÃO DE PESSOAS

Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Visão Compartilhada

É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações?




X


2. Desenvolvimento Profissional

São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico?




X


3. Clima Organizacional

São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário?




X


4. Avaliação de Desempenho

São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais?






5. Observância de Direitos e Deveres

São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos?




X


6. Valorização e Reconhecimento

São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino?




X


GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS

Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.

INDICADORES

NÍVEIS DE ATENDIMENTO


Inferior (até 20%)

Abaixo da média (21 a 49%)

Médio (50 a 69%)

Acima da média (70 a 89%)

Superior (90 a 100%)

1. Documentação e Registros Escolares

São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino?





X

2. Utilização das Instalações

São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola?





X

3. Preservação do Patrimônio

São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos?





X

4. Integração Escola/Comunidade

È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens?

X





5. Captação de Recursos

São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola?




X


6. Gestão de Recursos Financeiros

São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade?






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