VISÃO
A visão do Centro Municipal de Educação Infantil Profesora Geralda Salgado é ser reconhecida no município de Urucânia, como referência no desenvolvimento das competências básicas, com uma prática voltado ao lúdico e a formação integrada da criança de 3, 4 e 5 anos.
MISSÃO
Amissão do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Geralda Salgado é garantir as crianças de 3, 4 e 5 o desenolvimento de competências, habilidades, valores, por meio de atividades lúdicas planejadas, direcionadas e de vivências coletiva.
FINALIDADE
Alunos com altos níveis de aprendizagem, capazes de conviver em grupo e aptos ao sucesso no Ensino Fundamental.
ESTRATÉGIAS
- Implantação do SGI;
- Operacionalização do Projeto Pedagógico e Matriz Curricular;
- Investiemnto na qualificaçaõ profissional;
- Fortalecimento de parcerias internas e externas.
- Educação centrada na aprendizagem;
- Transparência e ética nas relações;
- Melhoramento contínuo e inovação;
- Valorização dos professores, funcionários e parceiros;
- Agilidade;
- Foco nos resultados e na criação de valor.
VISÃO
A VISÃO do Centro Municipal de Educação Infantil de Cardosos é ser reconhecida no município de Urucânia como instituição educativa voltada para a aprendizagem e a formação de competências específicas da Educação Infantil.
MISSÃO
Garantir ás crianças oportunidade de aprendizagem, através de atividades lúdicas e cooperativas, centrando seu planejamento em cuidar, educar e brincar.
FINALIDADE
Crianças com altos níveis de aprendizagem
ESTRATÉGIAS
- Implementação do SGI;
- Operacionalização do Projeto Pedagógico e Matriz Curricular;
- Investimento na qualificação profissional;
- Fortalecimento da parceria creche/família e creche/escola.
- Educação centrada na aprendizagem;
- Transparência e ética nas relações;
- Melhoramento contínuo e inovação;
- Valorização dos professores, funcionários e parceiros;
- Agilidade;
- Foco nos resultados e na criação de valor.
VISÃO
A visão da Creche Lar Escola Vovò Taninha é ser reconhecida no município de Urucânia como instituição educativa voltada para a aprendizagem e a formação de competências específicas da Educação Infantil.
MISSÃO
Garantir ás crianças oportunidades de aprendizagem, através de atividades lúdicas e cooperativas,centrando seu planejamento em cuidar, educar e brincar.
FINALIDADE
Crianças com altos níveis de aprendizagem.
ESTRATÉGIAS
- Implantação do SGI;
- Operacionalização do Projeto Pedagógico e Matriz Curricular;
- Investiemnto na qualificaçaõ profissional;
- Fortalecimento da parceria creche/família e creche/escola.
- Educação centrada na aprendizagem;
- Transparência e ética nas relações;
- Melhoramento contínuo e inovação;
- Valorização dos professores, funcionários e parceiros;
- Agilidade;
- Foco nos resultados e na criação de valor.
BERÇÁRIO 1
(04 MESES A 12 MESES)
IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos. | Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, agindo com progressiva autonomia. Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo, dentro de uma relação de troca e cooperação. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a auto-estima. Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene. | Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer ...), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras. Conhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz. Identificação progressiva das pessoas com as quais convive. Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro, garantindo-se a oferta,sem distinção de sexo (brincadeiras de “esconder e achar” , brincadeiras de imitação, exploração de diferentes brinquedos...). Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo. Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes. Interesse em experimentar novos alimentos |
MOVIMENTO
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo. | Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações. Deslocar-se com destreza progressiva no espaço desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras. Experimentar situações em que execute movimentos articulados do corpo. Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc para o uso de objetos diversos. Valorizar as conquistas corporais | Conhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. Exploração, afirmação e valorização das possibilidades expressivas dos gestos, mímicas faciais e do movimento global, nas situações cotidianas e lúdicas. Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, arrastar-se, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar . Atividades no minhocão; _apoio nas tarefas de conservação do espaço e dos objetos.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais | Participar de variadas situações de comunicação oral. Interessar-se por histórias. Observar e manusear diferentes materiais impressos. | Uso da linguagem oral para: conversar, brincar,cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades,necessidades e sentimentos. Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal. Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em fichas,manuseio de revistas pasta de gravuras etc. Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: canções e conto de histórias. |
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social e natural e cultural. Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida. |
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios. Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Conhecer e vivenciar valores humanos. _explorar a ornamentação com cores temáticas |
Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural. Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito(a reação do objeto). Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa) . Contato com animais e plantas Valores humanos. |
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática. | Explorar objetos em suas diferentes características. Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano. | Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho). Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar, lançar). |
ARTES VISUAIS
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação. Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística | Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística. Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos. Estimular o respeito pelo processo de produção e criação. Explorar diversos movimentos gestuais, visando representações gráficas | Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes ( meios: areia ,terra, água, tinta e argila materiais: gizão de cera e pincéis grossos; suportes: papel, papelão). Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas. Cuidado com o próprio corpo e dos colegas, no contato com os suportes, materiais e meios. |
MÚSICA
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Explorar a linguagem musical atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva | Ouvir, perceber e discriminar sons diversos. Brincar com a música | Atividades lúdicas como brincadeiras cantadas,acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais. Exploração de materiais sonoros como: chocalhos,guizos, sinos e brinquedos sonoros. Escuta de obras musicais variadas (erudita / popular / cancioneiro popular infantil ). |
BERÇÁRIO II
(01-02 ANOS)
IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos. | Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, agindo com progressiva autonomia. Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo, dentro de uma relação de troca e cooperação. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima. Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene. Participar da organização da rotina diária. | Reconhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz. Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário, para que adquira maior independência. Identificação progressiva das pessoas com as quais convive. Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro, garantindo-se a oferta sem distinção de sexo (brincadeiras de “esconder e achar” , brincadeiras de imitação, exploração de diferentes brinquedos...) Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo. Interesse em experimentar novos alimentos. Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes, interessando-se em desprender-se das fraldas e utilizar o sanitário. |
MOVIMENTO
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo. | Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações. Deslocar-se com destreza progressiva no espaço,desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc para o uso de objetos diversos. Valorizar as conquistas corporais. | Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária. Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO | |
Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais. |
Participar de variadas situações de comunicação oral. Interessar-se por histórias. Observar e manusear diferentes materiais impressos. Expressar-se de forma clara e relativamente organizada. Conhecer marcas, rótulos e figuras. |
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar,cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades,necessidades, sentimentos e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação, falando de si, pedindo o que deseja,descrevendo situações cotidianas. Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal. Familiarizar-se aos gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, pasta de gravuras etc. Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: canções e conto de histórias. Participação em situações que as crianças “leiam” , ainda que não o façam de maneira convencional (rótulos, marcas, figuras). Desenho como representação gráfica |
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida. | Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Conhecer e vivenciar valores humanos. | Participação em atividades que envolvam historias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos. Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas ( auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa). Contato com animais e plantas. Valores humanos. |
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática. | Explorar objetos em suas diferentes características. .Localizar-se no espaço, utilizando o corpo como forma de conhecimento e expressão | Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho). Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar,encaixar, lançar). Utilização de noções de tempo e de espaço na rotina diária. Localização de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nas diversas situações (dentro,fora; embaixo, em cima; em pé, deitado) |
ARTES VISUAIS
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunica- ção. Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística. | Interessar-se pelas próprias produções e pelas de outras crianças. Estimular o respeito pelo processo de produção e criação. | Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes ( Meios: areia ,terra, água, tinta e argila; Materiais: gizão de cera e pincéis grossos; Suportes: papel, papelão). Observação e identificação de imagens diversas:pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas. Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com suportes, materiais e meios. Cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente. |
MÚSICA
OBJETIVO GERAL | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | CONTEÚDO |
Explorar a linguagem musical atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva. | Ouvir, perceber e discriminar sons diversos e fontes sonoras. Brincar com a música. Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos. | Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais. Exploração de materiais sonoros como: chocalhos,guizos, sinos e brinquedos sonoros. Jogos de estimulação da percepção auditiva e imitação gestual. Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical. |
MATERNAL
(03 anos)
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
Desenvolver a linguagem oral e corporal com forma de atuação social no mundo e exercício da cidadania. Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação oral, escrita e artística. Desenvolver a capacidade de coordenação dos movimentos e equilíbrio de diferentes posturas corporais. Desenvolver o uso funcional da linguagem oral e escrita, bem como apropriação da leitura crítica com autonomia de textos diversificados, visando à formação do ser humano expressivo, criativo, competente, crítico e transformador. Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral. Familiarizar-se, aos poucos, com a leitura e a escrita. | Identificar as partes do corpo, características e suas funções. Coordenar os movimentos, flexibilidades e força, calculando a maneira mais adequada de conseguir seus objetivos. Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. Reconhecer a 1ª letra cursiva do nome. Reproduzir histórias através de desenhos e interpretações teatrais. Produzir textos coletivos por meio de oralidade. Relatar fatos do cotidiano obedecendo a seqüência temporal: ontem, hoje, amanhã. Recontar a história na seqüência dos acontecimentos. Explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista. Visualizar as letras do alfabeto. Diferenciar as letras dos números. Observar as letras dos nomes e identificá-las no alfabeto. Compreender a importância das letras. Apreciar a leitura feita pelo educador. Escolher livros para “ler” e apreciar. |
: Linguagem Oral
Histórias contadas Leituras de texto Interpretações Dramatizações Sensibilizações (gestos, expressões e movimentos) Produção de textos orais, coletivos e individuais. Visualização do alfabeto Leitura de imagens (rótulos) Jogos verbais Músicas
Linguagem escrita
Coordenação motora grossa; Escrita e identificação das vogais (letra caixa alta) Escrita e identificação do pré-nome (letra caixa alta) Expressão artística Desenho ,pintura,colagem ,grafismo,traços de linhas com movimento
Linguagem corporal
Expressão corporal Equilíbrio Ritmos corporais por meio de gestos e posturas Ampliação progressiva constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, arremessar, bater, rebater, amortecer, chutar e girar Valores Fundamentais Respeito, partilha, aceitação, espírito e outros.
|
VIVÊNCIA/NATUREZA/SOCIEDADE
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais, plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e Interesse. Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza. Desenvolver cuidados simples de higiene com o corpo e o ambiente. |
Formular perguntas e participar ativamente na resolução de problemas. Identificar alguns papéis existentes em seus grupos de convívio dentro e fora da instituição. Identificar às mudanças do tempo. Reconhecer as diferenças entre estações do ano. Utilizar bem cada objeto em função da higiene. Reconhecer os cuidados no uso dos objetos do cotidiano relacionados a limpeza do ambiente, organização, preservação de acidentes e a sua conservação. Reconhecer o folclore como cultura brasileira. Confeccionar personagens folclóricos. Conscientizar da importância das datas comemorativas. Estabelecer vínculos com o âmbito escolar. Observar e diferenciar os alimentos de suas formas, cores e sabores. Compreender as histórias recontadas e saber expressar oralmente. Coletar informações através de pesquisas. Descrever e identificar oralmente as partes do corpo, os membros da família e tudo aquilo que podemos estar observando |
Ser vivo e ambiente natural
Eu e meu corpo Higiene Preservação do meio ambiente Exploração dos sentidos Semana da alimentação Seres vivos Estações do ano Dia/noite
Socialização
Eu criança e escola Direitos e deveres dos alunos Carnaval Amizade Circo Páscoa Índio Aniversário de Brasília Mães Festa Junina
Pais Folclore Criança/professor Natal |
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para pensar logicamente com o intuito de identificar e relacionar números à quantidade. · Desenvolver a capacidade de agir na sua vida diária, aplicando os conhecimentos desenvolvidos. |
Classificar objetos, elementos, pessoas, situações identificando as características ou atributos fundamentais dos objetos. Identificar características semelhantes nos elementos, agrupando-os. Identificar um elemento diferente entre elemento com as mesmas características. Utilizar símbolos para representar idéias, um objeto, uma situação ou um elemento qualquer, facilitando a comunicação, tornado-a mais direta e concisa. Formar agrupamentos de acordo com critérios estabelecidos. Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério (altura, tamanho, cor, espessura). Identificar características semelhantes nos elementos, agrupando-os. Identificar em elemento diferente entre os elementos com as mesmas características. Identificar critérios utilizados numa determinada organização. Representar os numerais por meio de materiais concretos. Sequenciar cenas por meio de atividades orais e coletivas. Compreender a importância dos números no dia a dia. |
Espaço e forma (geometria): Círculo, quadrado, triângulo e retângulo. Cores: primárias e secundárias
Conhecimento lógico matemático: Relação de figuras e objetos Sistema de numeração: Números de 0 a 9 Escrita de 0 a 5 Visualização de 6 a 9 Contagem de 0 a 30
Grandezas e medidas Noções de: posição/quantidade/espessura/sentido /direção e sentido/massa/tempo/ tamanho/comprimento/altura/capacidade Opostos Classificação – conjuntos Seqüência e seriação Simbolização Correspondência Atividades associativas: (empilhar, encaixar, desmontar) |
EDUCAÇÃO FÍSICA (MOVIMENTO)
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
Formar-se um cidadão crítico e participativo, que saiba compreender e usar sadiamente seu corpo, que consiga perceber, ao invés do corpo- instrumento, o corpo como ser social, o homem como ser integral, com formação humanística-cristã. | Perceber que existem outros além de si que possuem sentimentos e sensações iguais às suas e que também devem ser tratados com carinho. Participar e apreciar diferentes atividades lúdicas e recreativas com o envolvimento de outras crianças. Explorar as diferentes habilidades básicas: correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater. Receber, amortecer, chutar, girar, etc. |
· Valores fundamentais: respeito, partilha, aceitação, solidariedade, companheirismo, espírito de equipe, etc. · Participação e apreciação de diferentes atividades lúdicas e recreativas com o envolvimento de outras crianças. · Exploração das diferentes habilidades básicas: correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater. Receber, amortecer, chutar, girar, etc. · Psicomotricidade.
|
MÚSICA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
O aluno será capaz de identificar os sons e estará com o ouvido musicalmente preparado para a apreciação dos sons que o cercam | Despertar a musicalidade, familiarizar o aluno com a grafia e os termos musicais corretos; | Teoria Musical Qualidades do som – altura, intensidade, duração e timbre. Sons Onomatopaicos
|
O aluno será capaz de cantar diversas músicas infantis, de tocar instrumentos musicais acompanhando ritmos propostos e com livre expressão e ainda acompanhar essas músicas com gestos e danças simples. | Proporcionar oportunidade para a criação de ritmos próprios e execução de ritmos propostos, através do uso de instrumentos de percussão; aumentar o acervo musical das crianças e aperfeiçoar o uso da voz cantada como forma de expressão; desenvolver habilidades cênicas e musicais, através da expressão corporal. | Prática Musical Instrumentos de percussão Canto Expressão corporal Danças folclóricas Representação de histórias cantadas |
O aluno será capaz de ouvir músicas de diversos estilos e época com respeito e atenção. | Incentivar atitude de respeito numa audição musical; levar à escola corais, orquestras e outros tipos de apresentações musicais; proporcionar oportunidade aos alunos de se identificarem com a vida de compositores musicais a fim de prepará-los para ouvir suas músicas. | Apreciação Musical Apreciação de música erudita e seus compositores Apreciação de música popular e seus compositores Apreciação de música folclórica e suas formas de brincar Apreciação de apresentações musicais diversas |
A criança será capaz de se apresentar publicamente de forma desinibida. | Proporcionar integração família / escola; desinibir o aluno; desenvolver habilidades cênicas e musicais; Vivenciar os momentos cívicos e festivos na escola. | Apresentações Musicais Na sala de aula Nas horas cívicas Nos eventos da escola |
ARTE
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Interagir com materiais e procedimentos variados em artes (Artes visuais, Dança, música e Teatro), experimentando-as de modo à utilizá-las nos trabalhos pessoais e coletivos. · Desenvolver uma forma pessoal de expressão, · Ampliar as possibilidades de utilização da música como instrumento para aquisição de novas experiências afetivas, cognitivas, auditivas, sensoriais. · Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas. · Descobrir o uso da Voz e do corpo como instrumento musical. · Participar de atividades musicais e plásticas referentes ao calendário escolar. · Desenvolver hábitos de disciplina natural e concentração. · Valer-se da linguagem musical e plástica para e exteriorização do seu mundo | Realizar pinturas à dedo em suportes grandes. Manusear massa de modelar para experimentação e criação. Criar um painel com papel, rasgado aleatoriamente. Realizar pinturas com gizão de cera. Conhecer papéis de diferentes texturas. Cantar cantigas de roda, parlendas – Músicas do folclore infantil. Emitir sons e expressões fisionômicas. Compreender e sentir a importância da música em nossas vidas. Utilizar a música com fundo de atividades e como motivo de estimulação aos trabalhos de expressão corporal e plásticas. Utilizar a música como expressão livre e como reflexão de elementos afetivos. Vivenciar, canto conjunto e brincadeiras de roda. Realizar atividades rítmicas, percussão corporal e instrumental. Desenvolver a capacidade simbólica e a expressão corporal. Conscientizar-se das qualidades do som e sua aplicação. Acompanhar com movimentos livres ou sugeridas, músicas cantadas ou som mecânico). Ajustar os movimentos ao ritmo proposto Relacionar atividades musicais e plásticas referente ao calendário escolar. Dramatizar personagens de uma cantiga. | A arte como expressão e comunicação dos indivíduos. - Criação e construção de formas plásticas e visuais. - Desenho - Pintura - Cantigas de rodas - Músicas folclóricas - Recortes e colagem - Modelagem - Canto conjunto - Ruídos - Qualidades do som - Dramatização - Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações com elementos da linguagem musical - Interpretação de músicas existentes, vivencia musica - Sons corporais - Canto sonoro - Eu canto um conto - Sons ambientais - Qualidades do som - Brinquedo rítmicos |
4 ANOS
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
Desenvolver a linguagem oral e corporal com forma de atuação social no mundo e exercício da cidadania. Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação oral, escrita e artística. Desenvolver a capacidade de coordenação dos movimentos e equilíbrio de diferentes posturas corporais. Desenvolver o uso funcional da linguagem oral e escrita, bem como apropriação da leitura crítica com autonomia de textos diversificados, visando à formação do ser humano expressivo, criativo, competente, crítico e transformador. Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral. Familiarizar-se, aos poucos, com a leitura e a escrita. | Identificar as partes do corpo, características e suas funções. Coordenar os movimentos, flexibilidades e força, calculando a maneira mais adequada de conseguir seus objetivos. Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. Reconhecer a 1ª letra cursiva do nome. Reproduzir histórias através de desenhos e interpretações teatrais. Produzir textos coletivos por meio de oralidade. Relatar fatos do cotidiano obedecendo a seqüência temporal: ontem, hoje, amanhã. Recontar a história na seqüência dos acontecimentos. Explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista. Visualizar as letras do alfabeto. Diferenciar as letras dos números. Observar as letras dos nomes e identificá-las no alfabeto. Compreender a importância das letras. Apreciar a leitura feita pelo educador. Escolher livros para “ler” e apreciar. |
: Linguagem Oral
Histórias contadas Leituras de texto Interpretações Dramatizações Sensibilizações (gestos, expressões e movimentos) Produção de textos orais, coletivos e individuais. Visualização do alfabeto Leitura de imagens (rótulos) Jogos verbais Músicas
Linguagem escrita
Coordenação motora grossa; Escrita e identificação das vogais (letra caixa alta) Escrita e identificação do pré-nome (letra caixa alta) Expressão artística Desenho ,pintura,colagem ,grafismo,traços de linhas com movimento
Linguagem corporal
Expressão corporal Equilíbrio Ritmos corporais por meio de gestos e posturas Ampliação progressiva constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, arremessar, bater, rebater, amortecer, chutar e girar Valores Fundamentais Respeito, partilha, aceitação, espírito e outros.
|
VIVÊNCIA/NATUREZA/SOCIEDADE
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais, plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e Interesse. Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza. Desenvolver cuidados simples de higiene com o corpo e o ambiente. |
Formular perguntas e participar ativamente na resolução de problemas. Identificar alguns papéis existentes em seus grupos de convívio dentro e fora da instituição. Identificar às mudanças do tempo. Reconhecer as diferenças entre estações do ano. Utilizar bem cada objeto em função da higiene. Reconhecer os cuidados no uso dos objetos do cotidiano relacionados a limpeza do ambiente, organização, preservação de acidentes e a sua conservação. Reconhecer o folclore como cultura brasileira. Confeccionar personagens folclóricos. Conscientizar da importância das datas comemorativas. Estabelecer vínculos com o âmbito escolar. Observar e diferenciar os alimentos de suas formas, cores e sabores. Compreender as histórias recontadas e saber expressar oralmente. Coletar informações através de pesquisas. Descrever e identificar oralmente as partes do corpo, os membros da família e tudo aquilo que podemos estar observando |
Ser vivo e ambiente natural
Eu e meu corpo Higiene Preservação do meio ambiente Exploração dos sentidos Semana da alimentação Seres vivos Estações do ano Dia/noite
Socialização
Eu criança e escola Direitos e deveres dos alunos Carnaval Amizade Circo Páscoa Índio Aniversário de Brasília Mães Festa Junina
Pais Folclore Criança/professor Natal |
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para pensar logicamente com o intuito de identificar e relacionar números à quantidade. · Desenvolver a capacidade de agir na sua vida diária, aplicando os conhecimentos desenvolvidos. |
Classificar objetos, elementos, pessoas, situações identificando as características ou atributos fundamentais dos objetos. Identificar características semelhantes nos elementos, agrupando-os. Identificar um elemento diferente entre elemento com as mesmas características. Utilizar símbolos para representar idéias, um objeto, uma situação ou um elemento qualquer, facilitando a comunicação, tornado-a mais direta e concisa. Formar agrupamentos de acordo com critérios estabelecidos. Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério (altura, tamanho, cor, espessura). Identificar características semelhantes nos elementos, agrupando-os. Identificar em elemento diferente entre os elementos com as mesmas características. Identificar critérios utilizados numa determinada organização. Representar os numerais por meio de materiais concretos. Sequenciar cenas por meio de atividades orais e coletivas. Compreender a importância dos números no dia a dia. |
Espaço e forma (geometria): Círculo, quadrado, triângulo e retângulo. Cores: primárias e secundárias
Conhecimento lógico matemático: Relação de figuras e objetos Sistema de numeração: Números de 0 a 9 Escrita de 0 a 5 Visualização de 6 a 9 Contagem de 0 a 30
Grandezas e medidas Noções de: posição/quantidade/espessura/sentido /direção e sentido/massa/tempo/ tamanho/comprimento/altura/capacidade Opostos Classificação – conjuntos Seqüência e seriação Simbolização Correspondência Atividades associativas: (empilhar, encaixar, desmontar) |
EDUCAÇÃO FÍSICA (MOVIMENTO)
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
Formar-se um cidadão crítico e participativo, que saiba compreender e usar sadiamente seu corpo, que consiga perceber, ao invés do corpo- instrumento, o corpo como ser social, o homem como ser integral, com formação humanística-cristã. | Perceber que existem outros além de si que possuem sentimentos e sensações iguais às suas e que também devem ser tratados com carinho. Participar e apreciar diferentes atividades lúdicas e recreativas com o envolvimento de outras crianças. Explorar as diferentes habilidades básicas: correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater. Receber, amortecer, chutar, girar, etc. |
· Valores fundamentais: respeito, partilha, aceitação, solidariedade, companheirismo, espírito de equipe, etc. · Participação e apreciação de diferentes atividades lúdicas e recreativas com o envolvimento de outras crianças. · Exploração das diferentes habilidades básicas: correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater. Receber, amortecer, chutar, girar, etc. · Psicomotricidade.
|
MÚSICA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
O aluno será capaz de identificar os sons e estará com o ouvido musicalmente preparado para a apreciação dos sons que o cercam | Despertar a musicalidade, familiarizar o aluno com a grafia e os termos musicais corretos; | Teoria Musical Qualidades do som – altura, intensidade, duração e timbre. Sons Onomatopaicos
|
O aluno será capaz de cantar diversas músicas infantis, de tocar instrumentos musicais acompanhando ritmos propostos e com livre expressão e ainda acompanhar essas músicas com gestos e danças simples. | Proporcionar oportunidade para a criação de ritmos próprios e execução de ritmos propostos, através do uso de instrumentos de percussão; aumentar o acervo musical das crianças e aperfeiçoar o uso da voz cantada como forma de expressão; desenvolver habilidades cênicas e musicais, através da expressão corporal. | Prática Musical Instrumentos de percussão Canto Expressão corporal Danças folclóricas Representação de histórias cantadas |
O aluno será capaz de ouvir músicas de diversos estilos e época com respeito e atenção. | Incentivar atitude de respeito numa audição musical; levar à escola corais, orquestras e outros tipos de apresentações musicais; proporcionar oportunidade aos alunos de se identificarem com a vida de compositores musicais a fim de prepará-los para ouvir suas músicas. | Apreciação Musical Apreciação de música erudita e seus compositores Apreciação de música popular e seus compositores Apreciação de música folclórica e suas formas de brincar Apreciação de apresentações musicais diversas |
A criança será capaz de se apresentar publicamente de forma desinibida. | Proporcionar integração família / escola; desinibir o aluno; desenvolver habilidades cênicas e musicais; Vivenciar os momentos cívicos e festivos na escola. | Apresentações Musicais Na sala de aula Nas horas cívicas Nos eventos da escola |
ARTE
OMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Interagir com materiais e procedimentos variados em artes (Artes visuais, Dança, música e Teatro), experimentando-as de modo à utilizá-las nos trabalhos pessoais e coletivos. · Desenvolver uma forma pessoal de expressão, · Ampliar as possibilidades de utilização da música como instrumento para aquisição de novas experiências afetivas, cognitivas, auditivas, sensoriais. · Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas. · Descobrir o uso da Voz e do corpo como instrumento musical. · Participar de atividades musicais e plásticas referentes ao calendário escolar. · Desenvolver hábitos de disciplina natural e concentração. · Valer-se da linguagem musical e plástica para e exteriorização do seu mundo | Realizar pinturas à dedo em suportes grandes. Manusear massa de modelar para experimentação e criação. Criar um painel com papel, rasgado aleatoriamente. Realizar pinturas com gizão de cera. Conhecer papéis de diferentes texturas. Cantar cantigas de roda, parlendas – Músicas do folclore infantil. Emitir sons e expressões fisionômicas. Compreender e sentir a importância da música em nossas vidas. Utilizar a música com fundo de atividades e como motivo de estimulação aos trabalhos de expressão corporal e plásticas. Utilizar a música como expressão livre e como reflexão de elementos afetivos. Vivenciar, canto conjunto e brincadeiras de roda. Realizar atividades rítmicas, percussão corporal e instrumental. Desenvolver a capacidade simbólica e a expressão corporal. Conscientizar-se das qualidades do som e sua aplicação. Acompanhar com movimentos livres ou sugeridas, músicas cantadas ou som mecânico). Ajustar os movimentos ao ritmo proposto Relacionar atividades musicais e plásticas referente ao calendário escolar. Dramatizar personagens de uma cantiga. | A arte como expressão e comunicação dos indivíduos. - Criação e construção de formas plásticas e visuais. - Desenho - Pintura - Cantigas de rodas - Músicas folclóricas - Recortes e colagem - Modelagem - Canto conjunto - Ruídos - Qualidades do som - Dramatização - Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações com elementos da linguagem musical - Interpretação de músicas existentes, vivencia musica - Sons corporais - Canto sonoro - Eu canto um conto - Sons ambientais - Qualidades do som - Brinquedo rítmicos |
5 ANOS
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
Desenvolver a linguagem oral e corporal com forma de atuação social no mundo e exercício da cidadania. Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação oral, escrita e artística. Desenvolver a capacidade de coordenação dos movimentos e equilíbrio de diferentes posturas corporais. Desenvolver o uso funcional da linguagem oral e escrita, bem como apropriação da leitura crítica com autonomia de textos diversificados, visando à formação do ser humano expressivo, criativo, competente, crítico e transformador. Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral. Familiarizar-se, aos poucos, com a leitura e a escrita. | Identificar as partes do corpo, características e suas funções. Coordenar os movimentos, flexibilidades e força, calculando a maneira mais adequada de conseguir seus objetivos. Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. Reconhecer a 1ª letra cursiva do nome. Reproduzir histórias através de desenhos e interpretações teatrais. Produzir textos coletivos por meio de oralidade. Relatar fatos do cotidiano obedecendo a seqüência temporal: ontem, hoje, amanhã. Recontar a história na seqüência dos acontecimentos. Explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista. Visualizar as letras do alfabeto. Diferenciar as letras dos números. Observar as letras dos nomes e identificá-las no alfabeto. Compreender a importância das letras. Apreciar a leitura feita pelo educador. Escolher livros para “ler” e apreciar. |
: Linguagem Oral
Histórias contadas Leituras de texto Interpretações Dramatizações Sensibilizações (gestos, expressões e movimentos) Produção de textos orais, coletivos e individuais. Visualização do alfabeto Leitura de imagens (rótulos) Jogos verbais Músicas
Linguagem escrita
Coordenação motora grossa; Escrita e identificação das vogais (letra caixa alta) Escrita e identificação do pré-nome (letra caixa alta) Expressão artística Desenho ,pintura,colagem ,grafismo,traços de linhas com movimento
Linguagem corporal
Expressão corporal Equilíbrio Ritmos corporais por meio de gestos e posturas Ampliação progressiva constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, arremessar, bater, rebater, amortecer, chutar e girar Valores Fundamentais Respeito, partilha, aceitação, espírito e outros.
|
VIVÊNCIA/NATUREZA/SOCIEDADE
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais, plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e Interesse. Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza. Desenvolver cuidados simples de higiene com o corpo e o ambiente. |
Formular perguntas e participar ativamente na resolução de problemas. Identificar alguns papéis existentes em seus grupos de convívio dentro e fora da instituição. Identificar às mudanças do tempo. Reconhecer as diferenças entre estações do ano. Utilizar bem cada objeto em função da higiene. Reconhecer os cuidados no uso dos objetos do cotidiano relacionados a limpeza do ambiente, organização, preservação de acidentes e a sua conservação. Reconhecer o folclore como cultura brasileira. Confeccionar personagens folclóricos. Conscientizar da importância das datas comemorativas. Estabelecer vínculos com o âmbito escolar. Observar e diferenciar os alimentos de suas formas, cores e sabores. Compreender as histórias recontadas e saber expressar oralmente. Coletar informações através de pesquisas. Descrever e identificar oralmente as partes do corpo, os membros da família e tudo aquilo que podemos estar observando |
Ser vivo e ambiente natural
Eu e meu corpo Higiene Preservação do meio ambiente Exploração dos sentidos Semana da alimentação Seres vivos Estações do ano Dia/noite
Socialização
Eu criança e escola Direitos e deveres dos alunos Carnaval Amizade Circo Páscoa Índio Aniversário de Brasília Mães Festa Junina
Pais Folclore Criança/professor Natal |
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para pensar logicamente com o intuito de identificar e relacionar números à quantidade. · Desenvolver a capacidade de agir na sua vida diária, aplicando os conhecimentos desenvolvidos. |
Classificar objetos, elementos, pessoas, situações identificando as características ou atributos fundamentais dos objetos. Identificar características semelhantes nos elementos, agrupando-os. Identificar um elemento diferente entre elemento com as mesmas características. Utilizar símbolos para representar idéias, um objeto, uma situação ou um elemento qualquer, facilitando a comunicação, tornado-a mais direta e concisa. Formar agrupamentos de acordo com critérios estabelecidos. Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério (altura, tamanho, cor, espessura). Identificar características semelhantes nos elementos, agrupando-os. Identificar em elemento diferente entre os elementos com as mesmas características. Identificar critérios utilizados numa determinada organização. Representar os numerais por meio de materiais concretos. Seqüênciar cenas por meio de atividades orais e coletivas. Compreender a importância dos números no dia a dia. |
Espaço e forma (geometria): Círculo, quadrado, triângulo e retângulo. Cores: primárias e secundárias
Conhecimento lógico matemático: Relação de figuras e objetos Sistema de numeração: Números de 0 a 9 Escrita de 0 a 5 Visualização de 6 a 9 Contagem de 0 a 30
Grandezas e medidas Noções de: posição/quantidade/espessura/sentido /direção e sentido/massa/tempo/ tamanho/comprimento/altura/capacidade Opostos Classificação – conjuntos Seqüência e seriação Simbolização Correspondência Atividades associativas: (empilhar, encaixar, desmontar) |
EDUCAÇÃO FÍSICA (MOVIMENTO)
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
Formar-se um cidadão crítico e participativo, que saiba compreender e usar sadiamente seu corpo, que consiga perceber, ao invés do corpo- instrumento, o corpo como ser social, o homem como ser integral, com formação humanística-cristã. | Perceber que existem outros além de si que possuem sentimentos e sensações iguais às suas e que também devem ser tratados com carinho. Participar e apreciar diferentes atividades lúdicas e recreativas com o envolvimento de outras crianças. Explorar as diferentes habilidades básicas: correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater. Receber, amortecer, chutar, girar, etc. |
· Valores fundamentais: respeito, partilha, aceitação, solidariedade, companheirismo, espírito de equipe, etc. · Participação e apreciação de diferentes atividades lúdicas e recreativas com o envolvimento de outras crianças. · Exploração das diferentes habilidades básicas: correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater. Receber, amortecer, chutar, girar, etc. · Psicomotricidade.
|
MÚSICA
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
O aluno será capaz de identificar os sons e estará com o ouvido musicalmente preparado para a apreciação dos sons que o cercam | Despertar a musicalidade, familiarizar o aluno com a grafia e os termos musicais corretos; | Teoria Musical Qualidades do som – altura, intensidade, duração e timbre. Sons Onomatopaicos
|
O aluno será capaz de cantar diversas músicas infantis, de tocar instrumentos musicais acompanhando ritmos propostos e com livre expressão e ainda acompanhar essas músicas com gestos e danças simples. | Proporcionar oportunidade para a criação de ritmos próprios e execução de ritmos propostos, através do uso de instrumentos de percussão; aumentar o acervo musical das crianças e aperfeiçoar o uso da voz cantada como forma de expressão; desenvolver habilidades cênicas e musicais, através da expressão corporal. | Prática Musical Instrumentos de percussão Canto Expressão corporal Danças folclóricas Representação de histórias cantadas |
O aluno será capaz de ouvir músicas de diversos estilos e época com respeito e atenção. | Incentivar atitude de respeito numa audição musical; levar à escola corais, orquestras e outros tipos de apresentações musicais; proporcionar oportunidade aos alunos de se identificarem com a vida de compositores musicais a fim de prepará-los para ouvir suas músicas. | Apreciação Musical Apreciação de música erudita e seus compositores Apreciação de música popular e seus compositores Apreciação de música folclórica e suas formas de brincar Apreciação de apresentações musicais diversas |
A criança será capaz de se apresentar publicamente de forma desinibida. | Proporcionar integração família / escola; desinibir o aluno; desenvolver habilidades cênicas e musicais; Vivenciar os momentos cívicos e festivos na escola. | Apresentações Musicais Na sala de aula Nas horas cívicas Nos eventos da escola |
ARTE
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | EIXOS/CONTEÚDOS |
· Interagir com materiais e procedimentos variados em artes (Artes visuais, Dança, música e Teatro), experimentando-as de modo à utilizá-las nos trabalhos pessoais e coletivos. · Desenvolver uma forma pessoal de expressão, · Ampliar as possibilidades de utilização da música como instrumento para aquisição de novas experiências afetivas, cognitivas, auditivas, sensoriais. · Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas. · Descobrir o uso da Voz e do corpo como instrumento musical. · Participar de atividades musicais e plásticas referentes ao calendário escolar. · Desenvolver hábitos de disciplina natural e concentração. · Valer-se da linguagem musical e plástica para e exteriorização do seu mundo | Realizar pinturas à dedo em suportes grandes. Manusear massa de modelar para experimentação e criação. Criar um painel com papel, rasgado aleatoriamente. Realizar pinturas com gizão de cera. Conhecer papéis de diferentes texturas. Cantar cantigas de roda, parlendas – Músicas do folclore infantil. Emitir sons e expressões fisionômicas. Compreender e sentir a importância da música em nossas vidas. Utilizar a música com fundo de atividades e como motivo de estimulação aos trabalhos de expressão corporal e plásticas. Utilizar a música como expressão livre e como reflexão de elementos afetivos. Vivenciar, canto conjunto e brincadeiras de roda. Realizar atividades rítmicas, percussão corporal e instrumental. Desenvolver a capacidade simbólica e a expressão corporal. Conscientizar-se das qualidades do som e sua aplicação. Acompanhar com movimentos livres ou sugeridas, músicas cantadas ou som mecânico). Ajustar os movimentos ao ritmo proposto Relacionar atividades musicais e plásticas referente ao calendário escolar. Dramatizar personagens de uma cantiga. | A arte como expressão e comunicação dos indivíduos. - Criação e construção de formas plásticas e visuais. - Desenho - Pintura - Cantigas de rodas - Músicas folclóricas - Recortes e colagem - Modelagem - Canto conjunto - Ruídos - Qualidades do som - Dramatização - Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações com elementos da linguagem musical - Interpretação de músicas existentes, vivencia musica - Sons corporais - Canto sonoro - Eu canto um conto - Sons ambientais - Qualidades do som - Brinquedo rítmicos |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário