![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZ2j8GbsHYgMzHV1eEPioaVf-VOk7WKeU_JxMGQ5URhJIfZpwNJ0yUIQoeyCsnBJyBnoYPsdMcOskBzsG7TLCLfW-Dm-Y-mURXEi9Wf_8RDY6iWIE9tNOWheHgmzWDC0mxlMia16gFjGg/s320/plantar_arvores.jpg)
ESCOLA MUNICIPAL "MANOEL MAYRINK NETO" - URUCÂNIA
- PROJETO: ARBORIZAÇÃO DE LOCAL PÚBLICO
Professoras: Fabrícia MArtiniano de Souza Pereira
Enedina de Souza Valadares Ballotin
Série/ano/trurma: 5º ano - 501 e 502
Ano Letivo: 2010
APRESENTAÇÃO:
Nós, Fabrícia e Enedina, professoras das turmas 501 e 502 da Escola Municipal "Manoel Mayrink Neto" em parceria com Prefeitura Municipal de Urucânia e com a COPASA, estabelecida nesta cidade, vamos protagonizar um movimento de Educação Ambiental, conhecendo e compreendendo os problemas contemporâneos do planeta e implementando ações favoráveis a um futuro sustentável para o meio em que vivemos.
Iniciaremos o trabalho escolar num clima prazeroso de aprendizagem, de troca de experiências, num ambiente de confiança e ajuda mútua;
JUSTIFICATIVA:
Nas últimas três décadas, a Terra vem sofrendo sucessivas agressões ambientais, gerando efeitos perversos para toda a população do planeta. Aqui, no município de Urucânia, não é diferente.
Ciente do compromisso de informar os alunos sobre a possibilidade de transformação da realidade da degradação da natureza e da necessidade de torná-los cidadãos capazes de proteger, preservar e repor ao meio ambiente, o que temos condição.
Este é o sentido proposto por nós - professores - em parceria com a Prefeitura Municipal, a COPASA e nossos alunos em arborizar locais públicos de nosso município. Iniciando pelo Mirante.
OBJETIVOS GERAIS:
- Destacar a importância da vegetação para com o solo, com o ar, os mananciais de água, para sombra e até estética do lugar.
- Vlorizar a melhoria da qualidade de vida tanto no campo quanto na cidade.
- Destacar a importância da preservação, da arborização realizada, tanto para o lugar, quanto para os moradores e turistas que visitam o lugar.
- Melhorara a qualidade de vida humana, modificando atitudes pessoais onde permite a comunidade cuidar do seu próprio ambiente.
- Oportunizar momentos, na sala de aula ou fora dela, em que alunos e pessoas da comunidade sintam-se motivados a propor ações práticas voltadas a Educação Ambiental, com destaque a vegetação e ao solo.
- Despertar nos alunos o interesse em preservar e cuidar bem da natureza, assumindo responsabilidades com praças, parques e canteiros da região.
DESENVOLVIMENTO:
- Exposição do "projeto" e levantamento de questões sobre o mesmo.
- Exposição de um especialista ou técnico convidado.
- Formulação de questão para o especialista ou técnico, com mediação do professor.
- Organizar um texto com esclarecimento de ideias e dúvidas levantadas pelas questões.
- Visitar áreas de vegetação abundante. Ex.: Grota (Município de Jequeri).
- Identificar áreas carentes de vegetação na comunidade.
- Definir algumas ações no sentido de sanar as carências ou partes delas.
- Implementar essas ações.
- Discutir com os alunos os benefícios da proposta em arborização ponto público.
- Organizar e apresentar um painel: Quem ama cuida.
- Refletir com os alunos sobre a importância da Educação Ambiental para conhecer os problemas, compreende-los e agir com vistas a resolvê-los.
- Plantio das mudas.
- Início do projeto: Julho
- Culminância: Setembro