Marchinhas, axé, confetes, serpentinas, dança e muita alegria...Assim foi marcado o carnaval dos alunos da Escola Municipal Manoel Mayrink Neto, no dia 04 de março de 2011!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjScB-0Q4sjlSWx0Lr5y2zLz0bZAHWdEfkzDe-Q0ea3P2nOCCP5ty9KKY3B5Un2v9wdKS0n8xdGvoxcHr15eA0XaYneabScKUDu1OXfmzI731bcLVtpmMpyuhELOiB_yCyNe1SVLACImho/s200/Festa+do+Livro+e+Carnaval+053.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhl6nnemHkhRTax0gB_eyranf-BmSS1eQnBOqESvSWmfHjZyXA4Ao4HhDnq4kOdP2SHanYteb9Yu4NmwMQ0aCeQRDnrGRyhpaM8__YFuvGhzeVV462A2YmjufjQGd1rtRfQ3xh7oGf8bo4/s200/Festa+do+Livro+e+Carnaval+052.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpXNoodoWdfwScc_CP3X23wA3QtSKsHc6QfHvnHPfXliFaNdXIN16ikE7Oa-4RBuYMgjXPNhSlroFhpVlpiHy3LSuaz7noF-U8tk2CKDg1wAHVnIaduaa-ENB30x0jFx-l_SHd-2S7uMM/s200/Festa+do+Livro+e+Carnaval+051.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtGdSeZDbbrUGD299q4tMMefP5yf5WZIfUqnZvrS8HVMbVoW_4Azoo9aNDBub5lXkDokSRPz4cNSINpAGtxQZCIJHz8aK_YREkJ5UvwKH2KJPiJTblzbVl3yv0RtL72N7i4mUhoEO5Mto/s200/Festa+do+Livro+e+Carnaval+050.jpg)
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
“APRENDENDO PARA A VIDA”
FESTA DO LIVRO
DIA 27 DE FEVEREIRO – DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
“UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS”
MONTEIRO LOBATO
Vocês sabem o que Monteiro Lobato quis dizer com essa frase?
É que a educação é o pilar de qualquer sociedade e para se construir um país com boas condições sociais para todos, é necessário o máximo de conhecimento possível e a humanidade é muito rica em conhecimento, e Esse conhecimento é adquirido através dos livros.
UMA MENTE QUE SE ABRE PARA O NOVO JAMAIS VOLTA AO SEU TAMANHO ORIGINAL........
1- Ana Clara aluna da professora (Maria Rosa)-1º turno
2- Sabrina aluna da professora (Wanderleia) -3º turno,
declama:
Caixa Mágica
Elias José
Um livro
é uma beleza,
uma caixa mágica
só de surpresa.
Um livro
parece mudo,
mas nele a gente
descobre tudo.
Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe.
Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.
Um livro
é uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.
é mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
é amigo e companheiro.
Então, vamos ler bastante?
O livro da escola que usamos para estudar as matérias é chamado livro didático.
É por meio deles que podemos conhecer mais sobre vários assuntos como verbos, animais, planetas, países e suas capitais, relevo, e tantas outras coisas importantes.
1- Agora teremos um pequeno teatro de fantoches “Um tesouro valioso” que também nos mostrará a importância da leitura.
Vocês crianças ainda têm muito que aprender na vida, mas uma coisa vocês descobrem rápido: como é gostoso e divertido ler. Através da leitura conhecem universos distantes, seres imaginários, amigos queridos e aventuras fantásticas.
Também aprendem lições de vida que vão ajudá-las a encarar o mundo que as espera logo ali na frente.
A partir de agora então, passem a utilizar no seu dia-a-dia
esse tesouro valioso que são os livros.
1- E para finalizar esse evento os alunos do 4º ano da professora Wanderléia, apresentarão um teatro com o tema “ O tesouro da Emília”. Fiquem atentos à mensagem que eles passarão a vocês.
Cuide do seu livro com bastante carinho, pois quando você não for mais usá-lo, outra criança poderá aproveitá-lo!
FESTA DO LIVRO
Narrador: João está cavando um buraco. João cava mais e mais fundo!
Olhe, João encontrou um livro.
João: _Como você é bonito! Como é colorido! E percebo que existem vários assuntos importantes dentro de você.
Livro: _ Obrigado! Meu nome é Sassá
Narrador: João ficou bastante curioso. E perguntou:
João: __Por que, Sassá?
Livro: Sassá... De Sabedoria, Sou o famoso livro didático!
Você sabe que todos os anos eles me usam, aprendem comigo, nós nos divertimos muito.
João: _Por que estava enterrado, senhor livro?
Livro: _Sou muito valioso como um tesouro!
Narrador: _João continuou curioso, afinal tesouros devem ser enterrados?
Então Sassá respondeu:
Livros: _Tesouros sim. Livros não!
Em nós há muitas histórias, há conhecimentos, atividades para ajudar várias pessoas, os professores devem conhecer o LIVRO DIDÁTICO (PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS).
Narrador: _João aprendeu muito com o LIVRO DIDÁTICO
LEMBRE-SE:
Devemos protegê-lo da água, da poeira e de outras situações que possam danificá-lo.
Procure mantê-lo limpo, sem rabiscos, rasgos e sem recortes.
Depois de você, ele será usado por outros alunos nos próximos anos.
Por isso, no final do ano letivo, você deverá devolvê-lo bem conservado.
SUA COLABORAÇÃO É IMPORTANTE!
Professora – Andréa Auxiliadora Ribeiro de Albuquerque Gomes
Supervisora – Maria Tereza Silva Cruz
Coordenadora - Lilia Beatriz Campos Mayrink
O projeto surgiu da necessidade de esclarecer aos alunos o verdadeiro sentido da palavra CIDADANIA. Reconhecer o que é ser cidadão, e mais tornar os alunos
Pessoas participantes, críticas dentro da sociedade urucaniense, com visões claras a respeito do seu estado, país, enfim, da sociedade global no qual está inserido.
Objetivos Gerais:
_ Conhecer melhor o município onde vive.
_ Identificar as funções dos vereadores e do prefeito municipal.
_ Estabelecer a relação entre os poderes legislativo e executivo.
_ Conhecer os pontos turísticos do município e a sua importância para o lugar.
_ Estabelecer a relação da produção açucareira do município: engenho/usina.
_ Identificar os principais problemas ambientais do município.
Desenvolvimento:
- Maio/ 2010 – Visitas à Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, bairros e pontos turísticos de Urucânia.
- Julho / 2010 – Excursões: engenho ( Lagoa Seca) , Usina Jatiboca.
- Outubro/2010 – Entrevistas e pesquisa de campo
- Outubro/2010 – Feira Cultural
Exposição de painéis e teatro
Anexo I - Visitas
- Investimento em esporte e lazer para crianças e adolescentes.
- Melhoria das ruas(saneamento básico)
- Transporte para os alunos que moram em bairros distantes da escola.
- Plantio de árvores na zona urbana.
Na prefeitura municipal, o prefeito José Carlos Estevam Mansur recebeu os alunos. Explicou sua função, que não governa sozinho,que existem secretários municipais, cada um exercendo sua função.Detalhando que em nossa escola existe a secretária de educação, na saúde, a secretária de saúde e outras que o ajudam na administração. Além dos secretários falou da importância dos vereadores e da população colaborar na administração do nosso município
No museu Padre Antônio Ribeiro Pinto, a zeladora Maria Aparecida Mayrink explicou aos alunos como o museu foi fundado e da importância do museu como “história viva” do nosso município.
Nos bairros de Urucânia. Durante o passeio pelos bairros do município os alunos puderam perceber as diferenças socioeconômicas existentes em cada bairro. No trajeto de um bairro para outro expliquei sobre paisagens , os planos da paisagem e formas de relevo onde se localizam os bairros.
Visitamos o engenho na localidade Lagoa Seca. O proprietário do engenho mostrou aos alunos como o engenho funciona, explicando a produção da cachaça e da garapa. Levou os alunos dentro de cada espaço do engenho desde a produção da cachaça até o lugar onde é armazenada.
Na Usina Jatiboca os alunos reconheceram que essa produção é realizada em usina, não mais nos engenhos como em épocas passadas.
Na volta para a escola visitamos o bairro Bandeiras, onde os alunos puderam conhecer um bairro localizado na zona rural que pertence ao perímetro urbano do nosso município.
Anexo III – Pesquisa de campo e entrevistas
Problemas Ambientais de Urucânia. Dentre os problemas ambientais mais comuns encontrados foram:
- Lixo urbano
- Poluição do córrego São José
- Desmatamento
- Queimadas
Os alunos realizaram entrevistas com pessoas da comunidade onde os moradores relataram sobre os problemas ambientais e apontaram sugestões como resolvê-los.
Anexo IV
Professora responsável pelo projeto
OBS: Seguem algumas fotos tiradas durante a execução do projeto.