Professora – Andréa Auxiliadora Ribeiro de Albuquerque Gomes
Supervisora – Maria Tereza Silva Cruz
Coordenadora - Lilia Beatriz Campos Mayrink
O projeto surgiu da necessidade de esclarecer aos alunos o verdadeiro sentido da palavra CIDADANIA. Reconhecer o que é ser cidadão, e mais tornar os alunos
Pessoas participantes, críticas dentro da sociedade urucaniense, com visões claras a respeito do seu estado, país, enfim, da sociedade global no qual está inserido.
Objetivos Gerais:
_ Conhecer melhor o município onde vive.
_ Identificar as funções dos vereadores e do prefeito municipal.
_ Estabelecer a relação entre os poderes legislativo e executivo.
_ Conhecer os pontos turísticos do município e a sua importância para o lugar.
_ Estabelecer a relação da produção açucareira do município: engenho/usina.
_ Identificar os principais problemas ambientais do município.
Desenvolvimento:
- Maio/ 2010 – Visitas à Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, bairros e pontos turísticos de Urucânia.
- Julho / 2010 – Excursões: engenho ( Lagoa Seca) , Usina Jatiboca.
- Outubro/2010 – Entrevistas e pesquisa de campo
- Outubro/2010 – Feira Cultural
Exposição de painéis e teatro
Anexo I - Visitas
- Investimento em esporte e lazer para crianças e adolescentes.
- Melhoria das ruas(saneamento básico)
- Transporte para os alunos que moram em bairros distantes da escola.
- Plantio de árvores na zona urbana.
Na prefeitura municipal, o prefeito José Carlos Estevam Mansur recebeu os alunos. Explicou sua função, que não governa sozinho,que existem secretários municipais, cada um exercendo sua função.Detalhando que em nossa escola existe a secretária de educação, na saúde, a secretária de saúde e outras que o ajudam na administração. Além dos secretários falou da importância dos vereadores e da população colaborar na administração do nosso município
No museu Padre Antônio Ribeiro Pinto, a zeladora Maria Aparecida Mayrink explicou aos alunos como o museu foi fundado e da importância do museu como “história viva” do nosso município.
Nos bairros de Urucânia. Durante o passeio pelos bairros do município os alunos puderam perceber as diferenças socioeconômicas existentes em cada bairro. No trajeto de um bairro para outro expliquei sobre paisagens , os planos da paisagem e formas de relevo onde se localizam os bairros.
Visitamos o engenho na localidade Lagoa Seca. O proprietário do engenho mostrou aos alunos como o engenho funciona, explicando a produção da cachaça e da garapa. Levou os alunos dentro de cada espaço do engenho desde a produção da cachaça até o lugar onde é armazenada.
Na Usina Jatiboca os alunos reconheceram que essa produção é realizada em usina, não mais nos engenhos como em épocas passadas.
Na volta para a escola visitamos o bairro Bandeiras, onde os alunos puderam conhecer um bairro localizado na zona rural que pertence ao perímetro urbano do nosso município.
Anexo III – Pesquisa de campo e entrevistas
Problemas Ambientais de Urucânia. Dentre os problemas ambientais mais comuns encontrados foram:
- Lixo urbano
- Poluição do córrego São José
- Desmatamento
- Queimadas
Os alunos realizaram entrevistas com pessoas da comunidade onde os moradores relataram sobre os problemas ambientais e apontaram sugestões como resolvê-los.
Anexo IV
Professora responsável pelo projeto
OBS: Seguem algumas fotos tiradas durante a execução do projeto.
Os passeios são de bom proveito para o aprendizado dos alunos, mas porém ficou a desejar como lembrança daqueles que foram neles. Onde estão as fotos dos alunos e das professoras?
ResponderExcluir