INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS
Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Avaliação do projeto pedagógico | São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar? |
|
|
|
| X |
2. Rendimento Escolar | A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria? |
|
| X |
|
|
3. Freqüência Escolar | A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola? |
|
| X |
|
|
4. Uso dos resultados de desempenho escolar | A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria? | X |
|
|
|
|
5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola | São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem? |
|
| X |
|
|
6. Transparência e divulgação dos resultados | São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino? |
|
| X |
|
|
GESTÃO PARTICIPATIVA
Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Projeto Pedagógico | O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola? |
|
| X |
|
|
2. Avaliação Participação | Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria? |
| X |
|
|
|
3. Atuação dos colegiados | Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola? |
| X |
|
|
|
4. Integração escola-sociedade | São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos? | X |
|
|
|
|
5. Comunicação e Informação | São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar? |
| X |
|
|
|
6. Organização dos alunos | Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania? | X |
|
|
|
|
GESTÃO PEDAGÓGICA
Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Proposta Curricular Contextualizada | A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea? |
|
|
| X |
|
2. Monitoramento da Aprendizagem | São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar? |
|
| X |
|
|
3. Inovação Pedagógica | São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes? |
| X |
|
|
|
4. Inclusão com Equidade | São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais? | X |
|
|
|
|
5. Planejamento da Prática Pedagógica | As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos? |
|
| X |
|
|
6. Organização do Espaço e Tempo Escolares | São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos? |
|
| X |
|
|
GESTÃO DE PESSOAS
Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Visão Compartilhada | É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações? |
|
| X |
|
|
2. Desenvolvimento Profissional | São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico? |
|
|
| X |
|
3. Clima Organizacional | São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário? |
|
| X |
|
|
4. Avaliação de Desempenho | São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais? |
|
|
| X |
|
5. Observância de Direitos e Deveres | São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos? |
| X |
|
|
|
6. Valorização e Reconhecimento | São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino? |
|
| X |
|
|
GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS
Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Documentação e Registros Escolares | São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino? |
|
| X |
|
|
2. Utilização das Instalações | São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola? |
|
|
| X |
|
3. Preservação do Patrimônio | São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos? |
|
| X |
|
|
4. Integração Escola/Comunidade | È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens? |
| X |
|
|
|
5. Captação de Recursos | São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola? |
|
| X |
|
|
6. Gestão de Recursos Financeiros | São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade? | X |
|
|
|
|
INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO
LAR ESCOLA VOVÓ TANINHA - URUCÂNIA
GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS
Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Avaliação do projeto pedagógico | São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar? |
|
| X |
| X |
2. Rendimento Escolar | A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria? |
|
|
|
|
|
3. Freqüência Escolar | A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola? |
|
|
| X |
|
4. Uso dos resultados de desempenho escolar | A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria? |
|
|
|
|
|
5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola | São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem? |
|
| X |
|
|
6. Transparência e divulgação dos resultados | São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino? |
|
|
| X |
|
GESTÃO PARTICIPATIVA
Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Projeto Pedagógico | O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola? |
|
| X |
|
|
2. Avaliação Participação | Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria? |
|
|
|
|
|
3. Atuação dos colegiados | Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola? |
| X |
|
|
|
4. Integração escola-sociedade | São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos? |
|
| X |
|
|
5. Comunicação e Informação | São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar? |
|
|
| X |
|
6. Organização dos alunos | Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania? |
|
|
|
|
|
GESTÃO PEDAGÓGICA
Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Proposta Curricular Contextualizada | A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea? |
|
|
| X |
|
2. Monitoramento da Aprendizagem | São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar? |
|
|
| X |
|
3. Inovação Pedagógica | São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes? |
|
| X |
|
|
4. Inclusão com Equidade | São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais? |
|
|
| X |
|
5. Planejamento da Prática Pedagógica | As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos? |
|
|
| X |
|
6. Organização do Espaço e Tempo Escolares | São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos? |
|
|
| X |
|
GESTÃO DE PESSOAS
Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Visão Compartilhada | É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações? |
|
| X |
|
|
2. Desenvolvimento Profissional | São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico? |
|
|
| X |
|
3. Clima Organizacional | São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário? |
|
| X |
|
|
4. Avaliação de Desempenho | São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais? | X |
|
|
|
|
5. Observância de Direitos e Deveres | São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos? |
|
|
| X |
|
6. Valorização e Reconhecimento | São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino? |
|
| X |
|
|
GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS
Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Documentação e Registros Escolares | São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino? |
|
|
| X |
|
2. Utilização das Instalações | São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola? |
|
|
| X |
|
3. Preservação do Patrimônio | São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos? |
|
| X |
|
|
4. Integração Escola/Comunidade | È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens? |
|
| X |
|
|
5. Captação de Recursos | São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola? |
|
| X |
|
|
6. Gestão de Recursos Financeiros | São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade? |
| X |
|
|
|
INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO
GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS – CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA GERALDA SALGADO
Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Avaliação do projeto pedagógico | São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar? |
|
| X |
| X |
2. Rendimento Escolar | A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria? |
|
|
|
|
|
3. Freqüência Escolar | A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola? |
|
|
| X |
|
4. Uso dos resultados de desempenho escolar | A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria? |
|
|
|
|
|
5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola | São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem? |
|
|
| X |
|
6. Transparência e divulgação dos resultados | São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino? |
|
|
|
| X |
GESTÃO PARTICIPATIVA
Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Projeto Pedagógico | O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola? |
|
|
| X |
|
2. Avaliação Participação | Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria? |
|
|
| X |
|
3. Atuação dos colegiados | Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola? |
|
|
|
|
|
4. Integração escola-sociedade | São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos? |
|
|
| X |
|
5. Comunicação e Informação | São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar? |
|
|
| X |
|
6. Organização dos alunos | Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania? |
|
|
| X |
|
GESTÃO PEDAGÓGICA
Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Proposta Curricular Contextualizada | A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea? |
|
|
| X |
|
2. Monitoramento da Aprendizagem | São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar? |
|
|
|
| X |
3. Inovação Pedagógica | São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes? |
|
|
|
| X |
4. Inclusão com Equidade | São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais? |
|
|
|
| X |
5. Planejamento da Prática Pedagógica | As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos? |
|
|
|
| X |
6. Organização do Espaço e Tempo Escolares | São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos? |
|
|
|
| X |
GESTÃO DE PESSOAS
Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Visão Compartilhada | É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações? |
|
|
| X |
|
2. Desenvolvimento Profissional | São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico? |
|
|
| X |
|
3. Clima Organizacional | São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário? |
|
| X |
|
|
4. Avaliação de Desempenho | São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais? | X |
|
|
|
|
5. Observância de Direitos e Deveres | São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos? |
| X |
|
|
|
6. Valorização e Reconhecimento | São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino? |
|
| X |
|
|
GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS
Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Documentação e Registros Escolares | São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino? |
|
|
|
| X |
2. Utilização das Instalações | São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola? |
|
|
|
| X |
3. Preservação do Patrimônio | São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos? |
|
|
|
| X |
4. Integração Escola/Comunidade | È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens? | X |
|
|
|
|
5. Captação de Recursos | São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola? |
|
| X |
|
|
6. Gestão de Recursos Financeiros | São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade? |
|
|
|
| X |
INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO
GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS
CEAC – Centro Educacional da Criança e do Adolescente
Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Avaliação do projeto pedagógico | São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar? |
|
| X |
|
|
2. Rendimento Escolar | A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria? |
|
|
| X |
|
3. Freqüência Escolar | A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola? |
|
|
| X |
|
4. Uso dos resultados de desempenho escolar | A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria? |
|
|
|
|
|
5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola | São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem? |
|
| X |
|
|
6. Transparência e divulgação dos resultados | São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino? |
|
|
|
| X |
GESTÃO PARTICIPATIVA
Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Projeto Pedagógico | O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola? |
|
| X |
|
|
2. Avaliação Participação | Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria? |
|
| X |
|
|
3. Atuação dos colegiados | Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola? |
|
|
|
|
|
4. Integração escola-sociedade | São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos? |
|
|
|
| X |
5. Comunicação e Informação | São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar? |
|
|
|
| X |
6. Organização dos alunos | Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania? |
|
|
|
| X |
GESTÃO PEDAGÓGICA
Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Proposta Curricular Contextualizada | A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea? |
|
|
|
| X |
2. Monitoramento da Aprendizagem | São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar? |
|
|
|
| X |
3. Inovação Pedagógica | São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes? |
|
|
|
| X |
4. Inclusão com Equidade | São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais? |
|
|
|
| X |
5. Planejamento da Prática Pedagógica | As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos? |
|
|
|
| X |
6. Organização do Espaço e Tempo Escolares | São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos? |
|
|
|
| X |
GESTÃO DE PESSOAS
Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Visão Compartilhada | É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações? |
|
| X |
|
|
2. Desenvolvimento Profissional | São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico? |
|
|
|
| X |
3. Clima Organizacional | São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário? |
|
| X |
|
|
4. Avaliação de Desempenho | São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais? | X |
|
|
|
|
5. Observância de Direitos e Deveres | São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos? | X |
|
|
|
|
6. Valorização e Reconhecimento | São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino? |
|
| X |
|
|
GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS
Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Documentação e Registros Escolares | São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino? |
|
|
|
| X |
2. Utilização das Instalações | São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola? |
|
|
|
| X |
3. Preservação do Patrimônio | São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos? |
|
|
|
| X |
4. Integração Escola/Comunidade | È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens? | X |
|
|
|
|
5. Captação de Recursos | São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola? |
|
|
|
| X |
6. Gestão de Recursos Financeiros | São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade? |
|
|
|
| X |
INSTRUMENTO DE AUTO-AVALIAÇÃO
GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS – CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CARDOSOS
Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, freqüência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Avaliação do projeto pedagógico | São realizadas, periodicamente, práticas de avaliação e socialização dos objetivos pedagógicos, com o envolvimento de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar? |
|
|
| X |
|
2. Rendimento Escolar | A escola nos últimos três anos, tem realizado registros, análises e socialização das taxas de aprovação, reprovação e abandono, identificando necessidades e implementando ações de melhoria? |
|
|
|
|
|
3. Freqüência Escolar | A escola, nos últimos três anos, tem realizado acompanhamento e controle da freqüência dos alunos e adotado medidas para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola? |
|
|
|
| X |
4. Uso dos resultados de desempenho escolar | A escola analisa os resultados de seu desempenho (IDEB, SAEB, e outros), de forma comparativa com os resultados das avaliações nacionais, estaduais e/ou municipais, identifica necessidades e propõe metas de melhoria? |
|
|
|
|
|
5. Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola | São levantados e analisados de forma sistemática, índices de satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação á gestão, ás práticas pedagógicas e aos resultados da aprendizagem? |
|
| X |
|
|
6. Transparência e divulgação dos resultados | São divulgados, periodicamente, aos pais e á comunidade, os resultados de aprendizagem dos alunos e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino? |
|
|
| X |
|
GESTÃO PARTICIPATIVA
Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação do projeto pedagógico e dos planos de ação da escola, de forma participativa; a atuação de órgãos colegiados – conselhos escolares, APMs, grêmios estudantis e outros; o estabelecimento de articulações e parcerias; e a utilização de canais de comunicação com a comunidade escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Projeto Pedagógico | O projeto pedagógico da escola é formulado ou validado, anualmente, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e expressa a missão, os valores; os objetivos, as metas e estratégias propostos como marcos orientadores da educação oferecida pela escola? |
|
|
| X |
|
2. Avaliação Participação | Os planos de ação e as práticas pedagógicas são acompanhados e avaliados de forma participativa e sistemática, envolvendo representantes dos pais, alunos, professores e da comunidade, de modo a orientar propostas de melhoria? |
|
|
| X |
|
3. Atuação dos colegiados | Os organismos colegiados são atuantes e expressam comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração na construção, no desenvolvimento e na avaliação do projeto pedagógico da escola? |
|
|
|
|
|
4. Integração escola-sociedade | São realizadas articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos (saúde, infra-estrutura, trabalho, justiça, assistência social, cultura, esporte e lazer), associações locais, empresas e profissionais, visando á melhoria da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo e á aprendizagem dos alunos? |
|
|
| X |
|
5. Comunicação e Informação | São utilizados canais dinâmicos de comunicação com a comunidade escolar a respeito dos planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência á gestão escolar? |
|
|
| X |
|
6. Organização dos alunos | Existem práticas bem-sucedidas de estímulo e apoio á organização de alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades e á formação para a cidadania? |
|
|
|
| X |
GESTÃO PEDAGÓGICA
Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Destacam-se como indicadores de qualidade: a atualização periódica da proposta curricular; o monitoramento da aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento da inovação pedagógica; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica; e a organização do espaço e tempo escolares.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Proposta Curricular Contextualizada | A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos alunos e da comunidade, em consonância com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea? |
|
|
|
| X |
2. Monitoramento da Aprendizagem | São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos); e são desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar? |
|
|
| X |
|
3. Inovação Pedagógica | São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização dos saberes? |
|
|
|
| X |
4. Inclusão com Equidade | São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento eqüitativo a todos os alunos, independentemente de origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais? |
|
| X |
|
|
5. Planejamento da Prática Pedagógica | As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e com base nos avanços e necessidades individuais dos alunos? |
|
|
| X |
|
6. Organização do Espaço e Tempo Escolares | São realizadas práticas de organização do ambiente, horário de aula e atividades extraclasse, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento ás necessidades de aprendizagem dos alunos? |
|
|
| X |
|
GESTÃO DE PESSOAS
Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com projeto pedagógico da escola. São considerados indicadores de qualidade: a integração entre profissionais da escola, pais , alunos; o desenvolvimento profissional contínuo; o clima organizacional; a avaliação do desempenho; a observância dos direitos e deveres; e a valorização e o reconhecimento do trabalho escolar.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Visão Compartilhada | É promovida, regularmente, a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, visando a uma concepção educacional comum e á unidade de propósitos e ações? |
|
|
| X |
|
2. Desenvolvimento Profissional | São promovidas, por iniciativa da escola, ações de formação continuada com base na identificação de necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico? |
|
|
| X |
|
3. Clima Organizacional | São promovidas dinâmicas e ações para desenvolver equipes e lideranças, elevar a motivação e a auto-estima dos profissionais e mediar conflitos, em um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário? |
|
|
| X |
|
4. Avaliação de Desempenho | São adotadas, por iniciativas da escola, práticas avaliativas do desempenho de professores e dos demais profissionais, ao longo do ano letivo, para promover a melhoria contínua desse desempenho, no cumprimento de objetivos e metas educacionais? |
|
|
|
|
|
5. Observância de Direitos e Deveres | São desenvolvidas práticas de conhecimento e observância da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos? |
|
|
| X |
|
6. Valorização e Reconhecimento | São promovidas práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino? |
|
|
| X |
|
GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS
Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Destacam-se como indicadores de qualidade: a organização dos registros escolares; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.
INDICADORES | NÍVEIS DE ATENDIMENTO | |||||
| Inferior (até 20%) | Abaixo da média (21 a 49%) | Médio (50 a 69%) | Acima da média (70 a 89%) | Superior (90 a 100%) | |
1. Documentação e Registros Escolares | São realizadas práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diários de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil á comunidade escolar e ao sistema de ensino? |
|
|
|
| X |
2. Utilização das Instalações | São utilizados de forma apropriada as instalações, os equipamentos e os materiais pedagógicos, incluindo os recursos tecnológicos, para a implementação do projeto pedagógico da escola? |
|
|
|
| X |
3. Preservação do Patrimônio | São promovidas ações que assegurem a conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar instalações, equipamentos e materiais pedagógicos? |
|
|
|
| X |
4. Integração Escola/Comunidade | È disponibilizado o espaço da escola, nos fins de semana e período de férias, para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens? | X |
|
|
|
|
5. Captação de Recursos | São buscadas formas alternativas para criar e obter recursos, espaços e materiais complementares para a melhoria da realização do projeto pedagógico da escola? |
|
|
| X |
|
6. Gestão de Recursos Financeiros | São realizadas ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos financeiros da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas á comunidade? |
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário